Voce já fotografou o seu banheiro hoje ??

Gostei desse texto !!
Eu já fotografei de tudo e realmente penso como o autor do texto a boa fotografia está por ai, pronta para ser fotografa.
Grande beijo,
Ligia Lagos

Não sei se o que vou descrever a seguir acontece para todas os fotógrafos, mas posso assegurar que é um fato frequente para a grande maioria, especialmente para todos que ainda estão no início de sua caminhada junto à fotografia.
Constantemente pergunto para meus alunos o que eles fotografaram durante a semana entre uma aula e outra, e de forma geral a resposta vem na forma de frases como: “eu pretendia sair com minha família para uma praia mas como não fomos acabei não fotografando”, ou “planejei um passeio para fotografar um parque mas como choveu acabei não fazendo nenhuma foto”, ou ainda “pensei, pensei, pensei e não consegui imaginar nada de diferente para fotografar, algo criativo, acabei não fotografando nada”. Entre tantas outras frases semelhantes.

Sempre que recebo este tipo de resposta percebo que muitos fotógrafos ficam presos à idéia de que para fazer uma boa foto, uma daquelas que são interessantes o suficiente para sair mostrando para todo mundo, seria necessário estar diante de um grande tema, uma cena impactante, diferente, exótica.
É como se só fossem possíveis grandes fotos em um safari na África, em um estúdio sofisticado cheio de equipamentos e com pessoas famosas diante das lentes, quem sabe diante de monumentos impressionantes como o Coliseu ou a Torre Eiffel ou ainda diante de belezas naturais exuberantes de algum paraíso tropical distante.
Sempre que vejo este tipo de idéia lembro das fotos de Cartier Bresson fotografando qualquer pessoa em ruas e lugares para lá de comuns, e fazendo do comum uma arte.
Nessas horas costumo sugerir um exercício, que dá título a este artigo: Já fotografou seu banheiro hoje?

Isso mesmo que você leu, seu banheiro. Acredite meu caro fotógrafo, se você não for capaz de fazer fotos interessantes dentro de seu banheiro, você também não será capaz de fazê-las mesmo diante de grandes monumentos ou fotografando gente famosa em um estúdio sofisticado.
Um banheiro é cheio de formas interessantes, reflexos, brilhos, líquidos, objetos de cores e formas diferentes, é um pequeno espaço recheado de coisas dignas de serem fotografadas, mas que quase sempre ignoramos.
Outro exercício que recomendo é o que fiz para a foto que ilustra este artigo. Pegue qualquer uma das gavetas de sua cozinha e despeje o conteúdo sobre uma mesa, escolha uns objetos e comece a fotografar. Qualquer coisa, garfos, facas, colheres, abridores de vinho, espátulas. Assim como um banheiro, uma cozinha é um ambiente absolutamente repleto de objetos, formas, cores e brilhos interessantes.
Sendo assim, se você cancelou o passeio com a família por que estava chovendo, que tal adotar um desses exercícios e produzir fotos diferentes e criativas apenas com o que você tem em casa? Ou que tal criar lindos retratos de seus familiares apenas com a luz de uma janela?
A fotografia está em todos os lugares, grandes fotos estão por aí, mas você precisa vê-las.

Nos vemos em breve,
[]’s
Armando Vernaglia Jr
http://www.vernaglia.com.br
armandovernaglia.wordpress.com
@VernagliaJr

Anúncios

Deixe sua marca aqui no OMUNDODALI.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s