As principais tecnologias que chegarão em 2011

Windows 7, the latest client version in the Mi...

Image via Wikipedia

Dicas diretas do site da Hp !!!

Grande beijo,

Ligia Lagos

 

 

 

Bem-vindo ao ano novo. E bem-vindo às listas de previsões que você vê por toda a parte sempre que o ano vira. Desculpe, mas nós não conseguimos nos controlar!

Para facilitar sua entrada em 2011, listamos as tecnologias que logo vão estar chegando ao seu ambiente de trabalho. Também indicamos como essas novas tecnologias podem afetá-lo, para que você esteja pronto para a mudança ou só para fazer você parecer mais esperto do que todo mundo.

Computação em nuvem
A computação em nuvem figura no topo da lista das dez maiores tecnologias estratégicas para 2011 compilada pelo Gartner. A empresa de pesquisas diz que nos próximos três anos nós veremos uma série de abordagens de serviços em nuvem em um meio termo entre redes públicas e privadas. Segundo o Gartner, as organizações vão poder comprar tecnologias de serviços de nuvem pública para implementações de nuvem particular.

Isso pode incluirtecnologias de serviços de nuvem (software e/ou hardware) e metodologias (práticas recomendadas para montar e operar o serviço). O Gartner também prevê que os fornecedores irão oferecer serviços de gerenciamento capazes de gerenciar remotamente a implementação do serviço de nuvem.

O que isso significa para você: a importância estratégica da computação em nuvem para muitas organizações é indiscutível. Você tem que estar preparado e aprender tudo o que puder sobre a computação em nuvem. Para se preparar melhor para seu papel nos projetos na nuvem, continue desenvolvendo sua experiência em áreas como:

  • Administração de sistemas
  • Armazenamento em rede
  • Gerenciamento de dados
  • Alinhamento entre negócios e TI

Microsoft® Windows® 7
Se sua empresa estiver renovando os computadores desktop neste ano, você provavelmente vai ganhar um computador com o Windows 7. De acordo com um relatório independente do Forrester Research, Inc. em 2010, 2010 atualizado: perspectiva da Adoção Comercial do Windows 7, “Os gerentes de TI já estão incluindo o Windows 7 em 31 porcento dos PCs novos, e dentro de um ano esse número vai subir para 83 porcento.”

O relatório diz ainda: “Mas essa transformação do desktop envolve mais do que uma simples renovação do hardware e uma atualização do sistema operacional. Ela também acarreta em um fortalecimento da força de trabalho com navegadores, pacotes de escritório e aplicativos de produção mais modernos, opções de conectividade e controles de segurança.”

O que isso significa para você: Os especialistas da indústria geralmente são positivos em relação aos benefícios que o Windows 7 trará aos usuários finais. A PCWorld observa que o Windows 7 tem “controles de segurança vastamente superiores.” O Gravador de Passos para Reprodução de Problemas do sistema operacional “diminui o tempo e o trabalho necessários para que a TI solucione problemas”, acrescenta a PCWorld. Quem for administrador de sistemas vai gostar disso.

Virtualização do desktop
Os executivos do VMware estão cautelosamente otimistas de que 2011 finalmente será o ano da virtualização do desktop. Essa tecnologia permite aos usuários executar vários sistemas operacionais em um computador. Os usuários podem acessar desktops hospedados de qualquer local e dispositivo. Isso é realizado com a abstração do sistema operacional, dos aplicativos e dos dados associados do PC do usuário.

Os especialistas já discutem a virtualização do desktop há anos. Os observadores acreditam que ela será uma ferramenta valiosíssima em 2011, com a migração das empresas para o Windows 7.

O que isso significa para você: A virtualização do desktop pode facilitar seu trabalho de implementar o Windows 7 com seus usuários. A tecnologia permite a você prover novos desktops, lançar patches e aplicar diretivas de segurança a partir de um local central.

Comunicações sociais e colaboração
A mídia social não serve só para quem quer fazer propaganda ou para a garotada da escola. A comunicação social e a colaboração estão em terceiro lugar na lista de 2011 do Gartner. O Gartner aconselha as empresas a “unirem seu CRM social, suas comunicações e colaborações internas e suas iniciativas em sites sociais públicos em uma estratégia coordenada.”

O que isso significa para você: Significa que as horas que você passou twitando e atualizando o status do Facebook podem ajudar sua carreira. Use seu conhecimento e sua experiência para ajudar sua empresa a aproveitar o poder da mídia social.

Vídeo
Lembra daquelas filmadoras desajeitadas que você carregava penduradas no pescoço no fim da década de 80? Naquela época, sua família provavelmente só tinha essa câmera, que todo mundo usava. Hoje, cada integrante da sua família tem uma câmera, seja no celular ou na forma de um dispositivo portátil independente. Fazer um vídeo é tão fácil quanto telefonar para alguém.

O Gartner, que lista o vídeo em quarto lugar, acredita que nos próximos três anos o vídeo vai ser um tipo de conteúdo comum. Em 2013, mais de 25 do conteúdo visto por trabalhadores ao longo do dia será dominado por imagens, vídeos ou áudio, segundo o Gartner.

O que isso significa para você: Todo esse conteúdo de vídeo vai orbitar suas redes em breve, e vai ter que ser armazenado. Faz sentido começar a aprender sobre armazenamento de dados desestruturado e sobre como o vídeo — particularmente o vídeo em streaming — vai afetar o gerenciamento da rede.

 

Anúncios

Deixe sua marca aqui no OMUNDODALI.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s