O Famoso Brigadeiro lança “Trio Paranaense”

Com ingredientes já consagrados no estado, os exclusivos brigadeiros de cachaça, banana-da-terra e pinhão fazem sucesso entre os curitibanos

 

Leite condensado, achocolatado e margarina já não são mais os únicos ingredientes para fazer um brigadeiro. Criar sabores inusitados para os já incríveis docinhos é o trabalho do chef du cuisine Leandro Blazkowski, que cuida também do controle de qualidade dos produtos e da produção das massas artesanais do ateliê O Famoso Brigadeiro.

O Pinheiro-do-Paraná fornece madeira de excelente qualidade, mas também é popular por originar uma fonte de alimento muito importante, a sua semente, que é conhecida como pinhão. Para criar esse sabor a empresária Caroline Costa e o chef Leandro Blazkowski foram buscar a matéria-prima na região dos Campos Gerais, nos municípios de Ponta Grossa, Carambeí e Castro. Por ser um produto sazonal, a encomenda depende da disponibilidade da semente. O brigadeiro, além de ter uma massa exclusiva, é envolto em farofa de pinhão, feita artesanalmente pelo ateliê, que dá um gosto todo especial ao doce que agrada até aos paladares mais finos e exigentes.

O segundo participante do trio é o sabor cachaça, que é feito de uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, e está relacionada diretamente ao início da colonização do país. Esse brigadeiro também possui massa exclusiva e é envolto em açúcar mascavo. A matéria-prima para sua produção é a cachaça prata com certificação de produto orgânico da prestigiada marca Porto Morretes, da cidade de Morretes. Ela tem graduação alcoólica 39%.

Já a banana-da-terra é conhecida por sua característica peculiar, de forma achatada e quando madura exibe casca amarelo-escura com manchas pretas. Sua polpa é mais rica em amido do que em açúcar e o interessante desse tipo de banana é que, por ela ser mais adstringente do que o normal, dá um gostinho característico ao brigadeiro, que pode ser envolto em castanha de caju e farofa de banana.

A inspiração para a criação desses sabores veio do fato de o ateliê querer fazer um produto que valorizasse o Paraná. Seguindo o conceito deterroir, que é basicamente utilizar os produtos da região para reduzir impactos ambientais e valorizar a cultura local, o chef Leandro Blazkowski partiu então para os ingredientes tradicionais da gastronomia paranaense, o pinhão, a banana-da-terra e a cachaça. Foram feitos testes para cada receita a fim de chegar ao melhor sabor e textura que cada insumo poderia oferecer ao brigadeiro. Assim foi criado o “Trio Paranaense” de brigadeiros, mostrando todo o orgulho que O Famoso Brigadeiro tem de ser paranaense.

 

Serviço: O Famoso Brigadeiro fica na Rua Rocha Pombo, 877, Conjunto 01, Juvevê. O telefone é o (41) 3022-8268.

Deixe sua marca aqui no OMUNDODALI.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s